Apr
28
2009

Leitor Biométrico de Impressão Digital

Exemplo de utilização de leitor biométrico.Biometria de impressão digital chegou para ficar! Atualmente este é o consenso entre o mercado de controle de acesso. As empresas a cada dia se esforçam para se atualizarem seus hardwares de tal maneira que permitam realizar marcações de ponto, liberar catracas e portas ou simplesmente fazer logon em seu microcomputador.


Os leitores biometricos de impressão digital, podem ser capacitivos, óticos ou eletrominescentes. Todos eles possuem um só objetivo que é realizar a leitura de sua digital, Minúcias da Digitaltransformar em uma imagem, reconhecer todas as terminações das linhas das digitais, os deltas ou ainda bifucações das linhas.
Isto é chamado de minúcias. Através de uma quantidade de minúcias, é calcular as distâncias entres estes ponto, resultando no que chamamos de “template” ou em outras palavras, uma sequência de 300 a 500 números que identifica sua digital.
Existe duas maneiras deste reconhecimento se realizar: 1) Localmente no equipamento, onde o próprio leitor acaba fazendo todo trabalho de identificação e reconhecimento. Isso ocorre nos equipamentos off-line, ou seja, que não depende de um computador para trabalhar. 2) Através de consulta de banco de dados em um servidor. Nesta situação o leitor apenas realiza a leitura, cria a “template” e transfere para que o software do computador faça o trabalho de reconhecimento. Dizemos que o funcionamento deste equipamento é on-line, pois depende de uma estrutura de consulta à um banco de dados. A vantagem desta segunda situação é o grande número de impressões digitais que pode ser armazenada.
Mas nem tudo é perfeito! Embora a cada dia que passa os leitores biométricos realizam as leituras de maneira mais rápida e eficientes, podem haver os falsos aceites ou a dificuldade de reconhecer uma digital. Existe alguns parâmetros que podem ser ajustados para que o leitor biométrico monte a “template” com mais ou menos minúcias. Quanto mais o número de minúcias, mais seguro será seu acesso, mas podem haver usuários com quantidade de minúcias inferior ao configurado pelo leitor. Não vamos cair num preconceito dizendo que o usuário tenha algum problema. Seu sistema tem que estar preparado para isso. Porém se você baixar a quantidade de minúcias, o sistema pode ter um índice de falso aceite muito grande. O acesso pode ser liberado, porém com a informação de outra pessoa cadastrada na sistema. Isto só é resolvido quando se tenha conhecimento do público que irá utilizar o sistema e equilíbrio no ajuste desta configuração. O assunto é muito vasto, espero que tenha contribuído para esclarecer um pouco mais sobre o assunto. Prometo que ainda postarei sobre outros tipos de biometrias. Até o próximo.

Written by msecco in: |

No Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL


Leave a Reply

Template: TheBuckmaker.com Wordpress Themes | Greengeeks Panel, Urlaub Alpen