Aug
21
2009

Associação GSM prevê celular 3G mais barato em 2010

Celular com tecnologia 3G mais acessível em 2010

Celular com tecnologia 3G mais acessível em 2010

Brasília – O vice-presidente de políticas públicas da Associação GSM, Ricardo Tavares, acredita que o preço dos celulares que operam com internet de banda larga pela tecnologia de terceira geração (3G) deverá cair a partir do ano que vem. “Na medida em que a escala for maior, a tendência é baixar o preço. Acho que a partir de 2010 já deverá começar a se sentir esse impacto”, disse Tavares que, entretanto, não fez estimativas sobre de quanto seria essa redução. A Associação GSM é uma entidade mundial que reúne 750 empresas operadoras de telefonia móvel.
Segundo dados da associação, divulgados hoje em almoço com a imprensa, em Brasília, existem hoje no Brasil 4,5 milhões de conexões de banda larga móvel utilizando a tecnologia 3G. A previsão da entidade é de que até 2011 a banda larga móvel ultrapasse a fixa no País, atingindo 27 milhões de acessos. Para 2013, a expectativa, segundo Tavares, é de que o número de conexões 3G chegue a 75 milhões.
A Associação GSM elogiou a proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a destinação de faixas que futuramente serão oferecidas às empresas para a operação da quarta geração (4G). “A proposta da Anatel permite ao Brasil ingressar na tecnologia LTE (4G) em 2013. Nós apoiamos a proposta da agência de atribuir a maior parte do espectro em 2,5 GHz às operadoras móveis”, disse.
Segundo ele, com a entrada da 4G em 2013, o Brasil se iniciará nessa tecnologia quatro anos depois de outros países. Tavares lembra que a tecnologia GSM para os celulares chegou ao Brasil com uma defasagem de 14 anos. No caso da 3G, o atraso foi de seis anos. “Estamos reduzindo o tempo de entrada de novas tecnologias”, disse.

Fonte:Leonardo Goy – www.abril.com.br/noticias

Written by AcessoP in: |

No Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL


Leave a Reply

Template: TheBuckmaker.com Wordpress Themes | Greengeeks Panel, Urlaub Alpen