Sep
22
2009

Software houses nacionais incrementam aplicativos RFID

Equiqueta de RFID

Equiqueta de RFID

Cada vez mais a tecnologia de identificação e rastreamento por radiofreqüência (RFID) desperta o interesse dos desenvolvedores de software no país. Os aplicativos ganham impulso como os sistemas de cronometragem eletrônica para corridas de rua até as soluções para controle de acesso de condôminos e alunos.

O diretor de tecnologia da Neo Solutions, Hudson Horta, revela que sua empresa desenvolveu um sistema RFID de cronometragem eletrônica para corridas de rua. Na solução, o chip é fixado no número de identificação do atleta, à altura do peito (e não no tênis), o que torna sua leitura mais precisa e condizente com as exigências da Federação Internacional de Atletismo.

Além de registrar a passagem do atleta, o dispositivo ainda permite medir o tempo gasto na corrida, inclusive o tempo parcial. Outra vantagem é que o chip é descartável, trazendo comodidade tanto para o atleta quanto para o organizador do evento. “Nosso sistema foi criado de forma a reduzir o custo de transporte dos materiais e da mão de obra. Não utilizamos tapetes, mas apenas antenas leves de RFID.”

A TopCode, por sua vez, está lançando o AkerCondomínios, software de controle de acesso RFID para condomínios e empresas, desenvolvido em parceria com diversos players do mercado de cancelas e portões-automáticos.

Segundo Denilson Alexandre da Silva, o sistema é semelhante ao Sem Parar, utilizado nos pedágios. Os veículos com RFID instalado nos pára-brisas entram nas dependências do condomínio ou empresa de forma automática, liberando o porteiro/vigia para funções mais nobres, como a de prestar um melhor atendimento aos condôminos e visitantes.

Diretor da Flexprog, Douglas Oliveira, comercializa sistemas RFID para controle de acesso de alunos ou para mensuração de audiência em eventos e/ou palestras. No caso das escolas ou universidades, o aluno utiliza um cartão de presença RFID para entrada e saída e seus dados são enviados aos servidores da Flexprog.

No caso do aluno se ausentar do ambiente acadêmico, um alerta SMS ou uma ligação automática de uma URA inteligente é enviado ao responsável pelo aluno, na instituição de ensino.

Para auxiliar o desenvolvimento de aplicações por parte das software houses, a Saint Paul Etiquetas Inteligentes vende kits RFID para desenvolvedores que possibilitam o desenvolvimento de soluções customizadas para o atendimento às necessidades do mercado brasileiro.

Segundo a diretora de marketing Luciana Cabrini, os kits incluem leitor, antenas, cabos e CD com software, além de guias de instalação e referência. “É praticamente tudo o que o desenvolvedor precisa para criar suas próprias aplicações.”

Written by AcessoP in: |

No Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL


Leave a Reply

Template: TheBuckmaker.com Wordpress Themes | Greengeeks Panel, Urlaub Alpen